Apesar de baratos, os pallets representam um custo razoável em uma operação logística. Então, se há como substituí-los e, com isso, cortar custos, por que não fazê-lo?  Há diversas formas de unitização de cargas sem um pallet, e ainda de maximização do espaço disponível para as mercadorias, já que é possível enviar ou armazenar mais produtos no mesmo espaço com essa técnica.

Algumas soluções, além de permitirem uma redução de até 15% nos custos de transporte, também são consideradas ecológicas, como as Slip Sheets, que usam material reciclado em sua composição, e o adesivo, por ter zero impacto no descarte. Por outro lado, todas exigem adaptações no maquinário necessário para seu transporte, e ainda mais atenção dos funcionários envolvidos na operação.

Slip Sheet
Consiste em usar uma base diferenciada no lugar do pallet. Pode ser de papelão, plástico, papel kraft ou cartão corrugado. Dependendo do material utilizado, é a opção mais em conta.

Stretch
Nessa opção, a mercadoria é embalada por um plástico estirável com o uso de uma plataforma giratória, braços rotatórios ou satélite. Basicamente, o produto é girado enquanto o equipamento comprime e aplica o filme.

Shrinkwrap ou capa por retração
Um saco é colocado sobre a carga e é aquecido para encolher. Assim, comprime a carga para tornar possível o seu transporte como uma única unidade. O calor é aplicado de diversas maneiras, desde uma pistola de calor até um túnel aquecido.

Stretch hood
Assim como o Shrinkwrap, também envolve a utilização de um plástico para embalar a carga, com a diferença de que a cobertura é esticada sobre a mercadoria e, depois de cobri-la totalmente, volta ao tamanho original sem a necessidade de ser aquecida.

Cintamento ou amarração
Consiste no envolvimento da carga por redes especiais (slings) ou cintas com alças adequadas à movimentação por alceamento. Mantém a carga estável para o transporte.

Adesivo
Substitui as fitas adesivas e o filme plástico. O fechamento é feito com a aplicação de adesivo em spray na base da carga e entre as camadas para manter a unidade durante o transporte. Pode causar a descoloração da embalagem do produto.

Benefícios
O benefício mais claro é a diminuição dos custos com o fim do uso dos pallets, mas também há uma melhor utilização do espaço para armazenagem e um maior aproveitamento de containers e caminhões.

Permite ainda que o layout do armazém seja otimizado para aproveitar totalmente o espaço disponível, melhorando a produtividade. Também ajuda a melhorar o dimensionamento dos armazéns por adequar o posicionamento dos produtos de forma a permitir a mobilidade de pessoas e equipamentos para seu transporte.

Confira outros benefícios da unitização (pode variar de acordo com o método utilizado)

  • Redução significativa das emissões de CO2 por conta dos custos de transporte reduzidos (peso, melhor aproveitamento de containers ou caminhões, não há transporte de pallets vazios etc)
  • Higiene melhorada
  • Proteção por seis lados contra as influências atmosféricas
  • Redução das etapas de operação
  • Utilização de materiais recicláveis
  • Baixa necessidade de capacidade de armazenamento
  • Maior confiabilidade da instalação

Deixe uma resposta