A inovação na logística representa uma série de oportunidades para o negócio, e ocupa uma parte cada vez maior do custo da atividade empresarial. Ao mesmo tempo, os riscos envolvidos nesse investimento acabam sendo um obstáculo. Uma única falha na implementação de novos sistemas e processos de armazenagem e movimentação de materiais pode interromper o negócio, afetando o abastecimento e as entregas.

A área de armazenagem e movimentação de materiais é a que envolve o maior grau de especialização por influência das características específicas de cada operação, incluindo o tipo de produto, os equipamentos, os volumes de armazenagem, entre outros. Por isso, encontrar uma solução confiável, testada e com o retorno de produtividade apropriado, que justifique o investimento, é um grande desafio.

Por isso, diferente da logística soft e da logística interna, que tem um alto grau de simulação e benchmarking, a intralogística é muito mais complexa em termos de comparação e simulação. Por ser muito especializada, essa área demanda um conhecimento maior da operação e soluções de armazenagem e movimentação de materiais customizadas.

Defina um processo para reconhecer as oportunidades

Para identificar oportunidades, as empresas devem começar por um assessment de seus equipamentos e tecnologias de armazenagem e movimentação e materiais. Qual é o custo-benefício desses recursos? E como eles são avaliados em termos de segurança e produtividade?

Em seguida, é preciso escolher entre as alternativas dentro da faixa de custo-benefício atual e, então, avaliar o tempo necessário para executar as mudanças dentro das atividades diárias, bem como as prioridades e os argumentos para justificar o investimento no projeto para os tomadores de decisão.

A empresa também deve avaliar outros casos de estudo para entender quando vale a pena inovar para gerar melhorias operacionais e reduzir o investimento.

Conte com parceiros externos

Como a inovação em armazenamento e movimentação de materiais envolve um alto nível de especialização, a empresa pode tirar proveito da contratação de parceiros que possam orientar na tomada de decisões, incluindo a avaliação de alternativas e a implementação de novas tecnologias e processos.

O ideal é que os parceiros estejam atualizados em relação às novas tendências e conheçam em detalhes as demandas da empresa e do mercado em que atua.

Conheça as novidades da Jungheinrich

Nos próximos meses a Jungheinrich trará ao Brasil um novo conceito de armazenagem de materiais, o Armazém Automatizado LRK, um sistema fechado de armazenamento em que as mercadorias solicitadas são controladas e retiradas por um extrator e entregues por meio de uma abertura de acesso ergonomicamente posicionada, garantindo uma economia de espaço de até 80% no chão.

Por meio de seu serviço de Estruturas de Armazenagem, a Jungheinrich oferece o planejamento de armazenagem completo, desde o armazenamento de paletes, recipientes, embalagens e bandejas até produtos longos, oferecendo uma ampla oferta de sistemas de prateleiras e armazenamento, mezaninos e depósitos autossustentáveis.

Conheça o serviço de Estruturas de Armazenagem da Jungheinrich.

Deixe uma resposta